Faculdade Fortium será despejada em dezembro

Instituição acumula mais de 70 processos judiciais e faz promoção para novos alunos

A Faculdade Fortium será despejada do prédio que ocupa na quadra 616 da Asa Sul por falta de pagamento de aluguel. De acordo com o advogado da imobiliária responsável pelo imóvel, a Fortium não paga aluguel desde fevereiro de 2016.
A ordem de despejo transitou em julgado na 25ª Vara Cível de Brasília e, portanto, não cabe mais recurso. Desta maneira, a faculdade tem até dezembro de 2017 para desocupar o prédio.
Mesmo com a ordem de despejo e o risco dos atuais estudantes ficarem sem espaço físico para conclusão dos cursos, a Fortium continua anunciando vagas e promoções para novos alunos.
Os problemas da instituição não param por aí. Até agosto de 2016 a faculdade acumulava  74 processos judiciais, a maioria destes de ordem trabalhista. O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) denunciou a Fortium junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) devido as diversas denúncias de atrasos salariais.
A Escola Superior chegou a se reunir com o Sindicato em busca de um acordo de resolução do problema, em março de 2016, devido aos atrasos de salários, não pagamento de férias, verbas indenizatórias, recolhimento do FGTS e INSS. Em vista destas irregularidades foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), no Ministério Público do Trabalho.
O Sindicato chegou a bloquear na justiça as verbas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e a instituição continuou a burlar os direitos dos empregados. O Sinproep vai acionar o Ministério Público para entrar com Ação Civil Pública para garantir os direitos dos Professores.