Enade vai receber cerca de 550 mil alunos para fazer prova neste domingo

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edição 2015, vai acontecer neste domingo, 22/11. A prova deve ser feita por alunos do Ensino Superior de faculdades privadas ou públicas de todo o Brasil, e que estão terminando o curso de graduação até julho de 2016, tendo cursado mais de 80% da carga horária do curso até o final de agosto. Segundo o site do Enade, vão fazer as provas, 551.683 concluintes de educação superior, matriculados em 1.760 instituições.

O objetivo do exame é avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, e as habilidades e competências em sua formação. A prova é composta por 10 questões de formação geral e 30 de conhecimentos específicos.

O exame pode interferir na nota dada à faculdade, por isso o Enade é uma preocupação entre as instituições. De acordo com a estudante de jornalismo Viviane Fortes, 26 anos, a prova é muito importante para avaliar os conhecimentos, e para ver se a faculdade atende aos requisitos necessários para uma boa formação. Segundo a aluna, a faculdade em que ela estuda prometeu dar uma bolsa integral de pós-graduação para aquele que tirar mais de 70 por cento da prova, além de outros diversos prêmios que aumentam a disputa entre os estudantes.

As provas terão duração de quatro horas, com início às 13 horas. O estudante só pode deixar o local de prova uma hora depois do início, se não é considerado candidato ausente. O estudante que não comparecer ao exame não poderá colar grau.

Esta edição vai contar com os estudantes dos cursos com habilitação bacharel em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, jornalismo, publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teologia e turismo. Também vão fazer o exame, os alunos de curso tecnólogo em comércio exterior, design de interiores, design de moda, design gráfico, gastronomia, gestão comercial, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão pública, logística, marketing e processos gerenciais.

A divulgação do desempenho dos participantes está prevista para o segundo semestre do próximo ano. Para consultar o local de prova e preencher o questionário, o estudante deve acessar a página do Enade.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sinproep-DF

Em 19/11/2015