Dissídio aguarda julgamento do TST

Em 2013, a intransigência patronal em reconhecer a isonomia salarial entre o ensino fundamental e médio e a valorização da categoria de professores, que são mal remunerados em todos os níveis, obrigou o Sindicato a impetrar o Dissídio Coletivo. Conseguimos no julgamento do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) uma vitória parcial das nossas reivindicações. O Sinepe recorreu e conseguiu um Efeito Suspensivo em parte da decisão. Já se passaram dois anos desde o início do dissídio, nossa situação não foi resolvida e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) vem protelando o julgamento final.

Com a indicação do ministro relator, a nossa expectativa era de que o processo fosse julgado até março de 2015. Já chegamos a maio e não há nenhuma sinalização do TST para julgar o nosso dissídio.

A diretoria do Sindicato e os seus advogados já fizeram todas as diligências possíveis que podiam fazer junto ao Tribunal. A marcação da data do julgamento é uma atribuição do ministro relator do processo, ao qual não temos nenhuma interferência, já que ele não recebe os representantes das partes envolvidas na ação.

Os professores têm entrado em contato com o SINPROEP-DF por meio das redes sociais, muitos com críticas ácidas à diretoria da entidade. Entendemos a aflição e a ansiedade da categoria. Pois, afinal, estamos entrando na terceira data base sem solução do nosso aumento e isso também preocupa a diretoria do Sindicato.

Para informações sobre a possível data do julgamento a categoria também pode entrar em contato com a Ouvidoria do TST, http://www.tst.jus.br/servicos/ouvidoria. Lá você preenche uma ficha e faz a sua reclamação.