Dia Nacional em Defesa da Educação Pública motiva atos em todo país

Em Recife-PE trabalhadores de todo o país marcharam até a residência do ministro da educação contra a PEC 55 que congela os gastos em educação por vinte anos

Docentes, estudantes, movimentos sociais, sindicais e sociedade civil se uniram nesta quinta-feira (14) em defesa da educação pública e combater as políticas neoliberais do governo de Michel Temer.

No Dia Nacional de Paralisação e Lutas em Defesa das Universidades Públicas ocorreram vários atos, manifestações e paralisações pelo Brasil inteiro. No Distrito Federal os servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UnB) decidiram suspender as atividades em favor da causa.

Um grupo representando a categoria viajou para Recife-PE, onde ocorreu a ação mais expressiva. Caravanas com trabalhadores e movimentos de todo o país que defendem a educação marcharam na capital pernambucana.

Os manifestantes se instalaram em frente ao apartamento do ministro da Educação, Mendonça Filho. Com faixas, cartazes e amparados por um carro de som, deixaram claro que irão resistir ao pacote de maldades que vem sendo imposto.

A aprovação da PEC 55 em 2016, o governo Temer limitou por duas décadas os gastos públicos. Só este ano foi cortado cerca de R$ 11,2 milhões dos recursos destinados às universidades públicas do país. Isso ocasionou uma precarização nos serviços básicos prestados à população e outros inúmeros prejuízos.

O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF) junto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) apoiam o movimento em defesa da educação gratuita e de qualidade.