Curso de Libras no Sinproep-DF forma 63 alunos

Formandos apresentam musicas em linguagem de sinais na avaliação final; ao todo foram 120 horas aula

O curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) chegou ao fim nesta terça-feira (27). Ao todo 63 alunos se formaram no nível básico em Libras. A turma iniciada no dia 29 de maio teve 120 horas aula da língua.

A prova final consistia em uma apresentação musical na lingua dos sinais. Os alunos se dividiram em grupos de quatro pessoas e subiram ao palco para as apresentações. O fato tornou o encerramento numa grande festa onde todos se divertiram com as exibições dos colegas.

Ao fim das avaliações, todos e todas puderam desfrutar de uma mesa de comidas típicas das festas juninas. As aulas foram ministradas pelo professor André Yammine, surdo desde criança.

A diretora de formação, professora Maura Elizabeth, ressaltou a importância da iniciativa para o trabalho de educadores e educadoras. “O curso faz parte do projeto de formação continuada da categoria do Sindicato. Demonstra uma importante preocupação com a especialização dos filiados e filiadas”, afirma Maura.

Para a formanda Regina Coelho, aprender Libras significa uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho, e também ressalta a relevância da comunicação inclusiva. “Além de me tornar intérprete um dia, meu objetivo com o curso é também voltar à sala de aula. Devido à idade está complicado, mas acredito que isto pode ser um diferencial par ao meu objetivo”, diz a formanda.

O curso entra e férias no mês de julho e volta no segundo semestre com o nível intermediário. As aulas são ministradas no auditório do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep-DF).