Creches conveniadas ao GDF paralisam atividades por tempo indeterminado

Professoras e Auxiliares das Creches Conveniadas ao Governo do Distrito Federal, em assembléias realizadas em 18 de agosto de 2016, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, como forma de manifestar a revolta da categoria por falta de pagamento dos seus salários.

O atraso nos salários, que por leis devem ser pagos até o quinto dia útil de cada mês, ocorre por falta de repasse dos recursos financeiros do GDF, responsável pelo financiamento do sistema de atendimento a mais de 12 mil crianças, de dois a cinco anos, que são atendidas nas instituições de ensino.

Esses atrasos tem se tornado recorrente desde 2015, o que levou o Sinproep-DF a pedir intermediação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e impetrar Dissídio Coletivo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), para buscar uma solução definitiva para o problema dos atrasos nos repasses, tendo em vista que a Secretaria de Educação não assume a responsabilidade da relação de trabalho com os professores das creches.

A audiência de conciliação no TRT está marcada para 29 de agosto, às 15,30. A audiência é pública. Assim, vamos mobilizar a categoria para estar presente, no sentido de pressionar a Justiça do Trabalho para reconhecer os direitos dos trabalhadores das creches.