Congresso da CUT Brasília traça novas estratégias de luta sindical

Além de análises conjunturais da retirada de direitos sofrida por parte dos trabalhadores, foi eleita a chapa representante de Brasília ao Congresso Nacional em São Paulo

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) encerrou neste domingo (16) a 15ª Plenária Estatutária – Congresso Estadual Extraordinário e Exclusivo da CUT Brasília. O encontro serviu para discutir o que será debatido no Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores, que acontece em São Paulo no próximo mês, além da elaboração de caderno de teses sobre o momento social e político que atravessamos.

Durante o Congresso, os delegados e delegadas das Entidades filiadas à Central apontaram a necessidade de elaborar novas estratégias de lutas e de análises conjunturais que avaliaram o contexto de retirada dos direitos trabalhistas. Por fim, foi eleita a chapa de delegados representantes de Brasília ao Congresso Nacional em São Paulo.

O Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinpoep-DF) participou da Plenária com uma delegação composta por 6 diretores:  Sirley Rodrigues, Maura Elizabeth, Vitor Andrade, Pedro Rafael, Madalena Bezerra e Jairo de Souza.

Para Sirley Rodrigues, diretora do Sinproep-DF e integrante do Coletivo Mulheres da CUT, o Encontro foi de suma importância para reintegração da luta sindical, tendo em vista a atual conjuntura do país. “O objetivo do Congresso foi traçarmos novas estratégias para atravessarmos estes dias difíceis que nos encontramos. É necessário politizar a base trabalhadora para que juntos consigamos enfrentar os que atentam contra os nossos direitos”, afirma.