Audiência Pública sobre Manutenção das Creches

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa realizou na manhã desta sexta-feira, 20, a audiência pública para debater a situação das creches conveniadas com o GDF. A principal reivindicação apresentada é o reajuste dos valores repassados para as instituições.

O deputado Reginaldo Veras abriu a Audiência. Para compor a mesa, foram convidados, o professor Rodrigo de Paula, representando o SINPROEP-DF; o presidente do Conselho de Entidades de Promoção e Assistência Social (Cepas); a procuradora do Distrito Federal, Dra. Paola e os representantes da Secretaria de Educação, que são os deputados da Comissão de Orçamento, Wasny De Roure (PT-DF) e Agaciel Maia, (PTC-DF).

O presidente da Comissão, Prof. Reginaldo Veras (PDT), defendeu a valorização dos profissionais que atuam nas creches. “Professores de creches e instituições conveniadas têm uma remuneração muito aquém daquilo que nós consideramos o ideal. Precisamos valorizar esses profissionais”, argumentou. O deputado disse, ainda, que a realização desta audiência foi um trabalho do Professor Rodrigo de Paula, representante do SINPROEP-DF.

As creches passaram a ser representadas pelo Sinproep, no ano de 2014. Neste sentido o Sindicato está preocupado com o problema que envolve essas instituições, pois esta área de atendimento é um dever social do Estado e precisa ser olhada pelos setores responsáveis do governo, Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Sinproep foi um dos responsáveis pela audiência, juntamente com a Comissão de Educação Saúde e Cultura (Cesc), o Sindicato dos Empregados em Instituiçoes Beneficentes Religiosas e Filantrópicas (Sintibref-DF), e o Conselho de Entidades de Promoção e Assistência Social (Cepas). De acordo com o professor Rodrigo, a questão do orçamento para o próximo ano é um problema grave, e não tem previsão de resolução.

O professor, ainda explicou que os professores das creches ganham hoje 7,50 reais pela hora-aula, uma diferença de quase 50% do setor privado. “O Sindicato vai mobilizar a categoria a fim de pressionar a Câmara Legislativa para que revejam o orçamento com relação ao valor per capta atual”, acrescenta.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sinproep-DF

Em 20/11/2015