ASSEMBLEIA APROVA PAUTAS DO ENSINO SUPERIOR, DAS CRECHES CONVENIADAS E A TAXA DE FINANCIAMENTO DO SINDICATO

Preocupada com a reforma Trabalhista, aprovada pelo governo, que no dia 11 de novembro entrou em vigor e traz mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) investe contra os direitos dos trabalhadores, a diretoria do Sinproep-DF decidiu iniciar a Campanha Salarial de 2018 com antecedência, como forma de garantir os direitos conquistados nas Convenções Coletiva de Trabalho, tendo em vista que as alterações mexem em pontos como férias, jornada, remuneração e plano de carreira, além de implantar e regulamentar novas modalidades de trabalho, como o home office (trabalho remoto) e o trabalho intermitente (por período trabalhado).

E que impacto isso gera, principalmente no ensino superior privado?

Muitas demissões de professores têm a ver com o custo. O professor contratado com carteira assinada tem todos os direitos, como o 13º salário, férias, recolhimento de FGTS, aviso prévio, horas extra. Na contratação da mão de obra terceirizada, a empresa contrata o serviço e pronto.

ASSEMBLEIA DA CATEGORIA

Em assembleia representativa e amplamente divulgada foi realizada no sábado, 17 de fevereiro, na sede do Sinpro-DF, quando a categoria aprovou as propostas apresentadas pela diretoria do Sindicato e exaustivamente debatidas, com várias alterações do plenário, tanto na do Ensino Superior, quanto das Creches Conveniadas, tendo sido todas acolhidas ao final. Ao mesmo tempo, foram eleitas as Comissões da Base, para auxiliar a diretoria nas negociações com os sindicatos patronais.

FORMA DE FINANCIAMENTO DO SINDICATO

Qual a importância dos trabalhadores terem um Sindicato FORTE E INDEPENDENTE?

A Reforma Trabalhista arquitetada pelo governo ilegítimo, em conluio com as entidades patronais, além do ataque perverso aos direitos conquistados com a CLT, traz no seu bojo a tentativa de desmontar e destruir as organizações dos trabalhadores.

A nova regra busca por um lado criminalizar e, por outro, acabar com o direito dos trabalhadores de financiar as lutas do seu Sindicato. O patronato sabe que, com sustentação financeira, a luta poderá ser organizada e mais forte. A categoria entendeu o chamamento da diretoria do Sinproep-DF para discutir a forma de financiamento da nossa entidade.

A assembleia entendeu que é importante o Sindicato ter condições financeiras para enfrentar a luta em defesa do que já conquistamos que o para garantir o que já conquistamos nesses 13 anos de existência da nossa entidade. Se não fosse a atuação firme do Sinproep-DF, hoje não teríamos:

• Estabilidade Provisória;
  • Bolsa de Estudo;
  • Ampliação da Licença Maternidade;
  • Recesso no fim e meio de ano;
  • Estabilidade na pré-aposentadoria;
  • Ganho Real de Salário;
  • Plano de Saúde e Odontológico para quem trabalha nas Creches conveniadas ao GDF;
  • Assistência jurídica nas áreas trabalhista e previdenciária;
  • Homologação no Sindicato, que impede que os docentes, associados ou não, tenha seus direitos burlados;
  • Mais de 500 convênios em comércio, que oferecem descontos para os associados;
  • Direito a meia entrada em cinemas, espetáculos culturais e esportivos. (leis aprovada pela Câmara Legislativa, por iniciativa do Sinpeoep-DF)

A UNIÃO FAZ A FORÇA – VAMOS JUNTOS!

A nossa resistência na defesa de tudo que conquistamos até aqui deve ser o fio condutor das nossas lutas nesses 13 anos. Não podemos vacilar. O Sinproep-DF é a nossa trincheira. Temos que torná-la forte. Sem ela, estaremos dispersos e entregues à própria  sorte.