Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental constitui a segunda etapa da Educação Básica, é obrigatório e gratuito na escola pública, com duração de 9 (nove) anos, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, em conformidade ao art. 3° da LDB/96.

Dividido em duas fases – Anos Inicias e Anos Finais – o Ensino Fundamental tem por objetivo a formação integral do indivíduo para o exercício pleno da cidadania, pautando-se nos princípios da igualdade, da liberdade, do reconhecimento e respeito à diversidade, além da valorização de professores/as e da gestão democrática do ensino público como garantia da qualidade da educação.

Dentre as principais ações pedagógicas desenvolvidas no Ensino Fundamental, podemos destacar:

Anos Iniciais:

Anos Finais:

• Fórum dos Anos Finais;
  • SAEB / Prova Brasil;
  • Construção de uma proposta para os ciclos de aprendizagem para as turmas do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Núcleo da Correção da Distorção Idade/Série:

Núcleo de Ciência e Tecnologia

• Construção de projeto para o ensino de ciências, na proposta de alfabetização/letramento científico;
  • Implantação do Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública do DF, em níveis regionais e distritais, com culminância na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia;
  • Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

Núcleo das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem

• Portaria Nº 39, de 9 de março de 2012 que regulamenta as salas de apoio a aprendizagem;
  • Construção da OP (orientações pedagógicas) para as salas de apoio a aprendizagem.

Núcleo de projetos

• Projeto Filosofia nas Escolas;
  • Projeto de Educação Musical na Educação Infantil e nos Anos Iniciais;
  • Projeto de Educação Patrimonial em parceria com Secretaria de Cultura e Arquivo Público do DF;
  • Projeto Educação com Movimento

Links úteis

Cut - Central Unica dos Trabalhadores Contee Fitrae BC Secretaria de Educação do Distrito Federal Ministerio da Educação - Governo Federal Conae 2014 - Conferencia Ncional de Educação